sábado, janeiro 22, 2011

Josué, o flamenguista

Era segunda-feira. Eu estava na redação da Unisul TV quando o amigo Maurício (@vulgonunes) me falou sobre uma cena que ele presencia todos os dias, quando vai de ônibus pra casa. Talvez rendesse uma pauta, me disse. Um rapaz, morador do bairro Passo do Gado, em Tubarão, que fica na calçada balançando uma bandeira do Flamengo para todos que passam. Imagina a cena? Eu, claro, quis logo ver isso de perto.

Dia seguinte. Entre uma reportagem e outra, enquanto aguardava uma ligação, resolvi dar uma passadinha para conhecer o tal torcedor. Confesso que é longinho. Mas já no início da rua João Adolfo Corrêa é possível avistá-lo. Josué estava com camisa e calção do Flamengo. Nas mãos balançava uma toalhinha vermelha com o escudo do time. Era alegre. Sorria. Estacionamos perto. A rua é estreita. A faixa de calçada é curta e a proximidade com os carros é grande. Um tanto perigoso. Eu ainda saía do carro quandoe ele se aproximou de mim, levando a cadeira de rodas com dificuldade. Num primeiro momento eu não consegui entender nada do que ele falava. Com esforço os ouvidos se acostumam e a gente vai compreendendo. A minha surpresa foi como, apesar da dificuldade, ele é comunicativo. Puxa assunto. Me deixou até que bem à vontade. Disse que a mãe estava na padaria, que não ia demorar. Acho que conversamos por uns 15 minutos ali mesmo na calçada. 


Dona Glória - a mãe - se aproximou, descendo da bicicleta. Veio sorrindo na minha direção. Eu expliquei o motivo da visita e ela nos acolheu como se nos conhecêssemos há muito tempo. Nos convidou para entrar, e foi impossível recusar um pedido tão sincero. E eu que planejava gravar outro dia, fui desmontada pela acolhida e tamanha simplicidade. Pegamos câmera, microfone e resolvemos registrar o 'agora'. Afinal, qual é o papel do jornalista senão o de registrar o momento?

O resultado está aí.

Um beijo.

Nenhum comentário: